Diferenças entre o J.T.E. do Airsoft e o jogo de Paintball

05-04-2011 15:21

 

Para quem desconhece, o Airsoft é facilmente confundido com a modalidade Paintball. Embora apresente algumas semelhanças, difere em inúmeros aspectos. A lista seguinte procura reunir essas diferenças para que seja possível evidenciar a distância que separa as duas modalidades:

  • O Airsoft na vertente J.T.E. (Jogo Táctico em Equipe) centra-se numa perspectiva de simulação mais táctica (numa clara inspirção mil-sim) que o Paintball, diferenciando-se pela utilização de réplicas de armas de fogo ao invés de utilizar marcadores.

  • O tipo de munição utilizada no Airsoft é de 6 mm, esférica e feita de PVC maciço. Como não pinta o jogador atingido, faz-se apelo ao código de honra sempre presente na comunidade de jogadores.
  • A energia causada pelo impacto de uma munição de Airsoft é consideravelmente menor à energia provocada por uma munição de Paintball. A munição de Airsoft pesa 0,20 g e tem 6 mm de diâmetro, enquanto que a de Paintball pesa 0,80 g e tem 11,1 mm. Este factor leva a que o impacto de uma bola de Paintball seja mais dolorosa que o mesmo efeito em Airsoft.
  • Jogar Airsoft é mais barato devido ao custo de consumíveis envolvidos. Tem munição assumidamente mais barata que o Paintball e utilizando como meio de propulsão a energia eléctrica, não depende de custos ao nível de gases.
  • O tipo de jogo praticado em Airsoft é orientado por objectivos do que orientado a eliminar a equipa adversária. É comum existirem jogos onde os objectivos são cumpridos e nem chega a existir troca de tiros.
  • O Airsoft permite o escalonamento de armas de Airsoft de acordo com a natureza de cada uma. É possível distinguir pistolas, pistolas-metralhadoras, espingardas de assalto, caçadeiras, metralhadoras de secção e armas de tiro furtivo. Todas elas com as suas diferenças e propósitos tácticos.